| 01/05/2005 13h17min
Depois de encerrar neste sábado, dia 31, o bloqueio na BR-153 a caminhões carregados com trigo e arroz importados de países do Mercosul, os produtores que protestavam em Aceguá devem ir nesta segunda, dia 2, a Itaqui, na Fronteira-Oeste. O objetivo é apoiar o bloqueio feito por cerca de 150 produtores no porto que fica no Rio Uruguai.
Mais de 10 caminhões estão parados no local desde sexta, 30. Segundo o presidente da Associação de Produtores do município, Pedro Monteiro Neto, o objetivo é reforçar o bloqueio a partir desta segunda com apoio de arrozeiros de outros municípios.
Os arrozeiros também querem garantir nesta segunda, na Justiça Federal, uma liminar para impedir a importação do arroz até que sejam realizados exames sanitários. Na parte da tarde, os produtores devem realizar uma assembléia em Itaqui para decidir se haverá um novo bloqueio, desta vez em Quaraí, na fronteira com o Uruguai.
Os produtores gaúchos protestam contra a concorrência desleal do arroz argentino e uruguaio. No sábado, rebateram com indignação ao comunicado divulgado pela embaixada brasileira em Montevidéu, que afirmou ser fundamental o arroz uruguaio para o abastecimento do mercado brasileiro.
Os arrozeiros também pedem que o governo reavalie os benefícios fiscais concedidos aos produtores da Argentina e do Uruguai.
As informações são da Radio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.