| 12/05/2005 00h20min
A Missão de Assistência da ONU no Afeganistão (Unama, na sigla em inglês) confirmou nesta quarta, 11, o lançamento de pedras e de um artefato explosivo contra instalações do organismo na cidade de Jalalabad (sul).
Maria Okabe, porta-voz da ONU, disse que o incidente ocorreu durante as manifestações de estudantes, que acabaram de forma violenta, e que foram intensas nos arredores de um posto de vigilância fora do complexo da ONU na cidade.
– Nenhum funcionário da ONU se feriu, apesar de alguns veículos que estavam dentro do complexo terem sido danificados pelas pedras e pelo explosivo – declarou Okabe.
A porta-voz acrescentou que os manifestantes se dispersaram e que a situação em Jalalabad está calma agora.
– Não há nenhum motivo para acreditar que a ONU era um alvo específico– disse.
Estudantes universitários se manifestaram em Jalalabad contra os EUA, pelas ofensas ao Corão na base americana de Guantánamo, em Cuba. A manifestação, na qual os estudantes atearam fogo a vários escritórios governamentais, acabou com um saldo de três mortos e cerca de 50 feridos, após a intervenção de tropas americanas e afegãs.
– O incidente nas instalações da ONU reforça a necessidade de melhorar a segurança no país, como insiste a Unama, principalmente agora com a proximidade das eleições – lembra Okabe.
A porta-voz ressaltou que a segurança é uma responsabilidade das autoridades afegãs e também das forças internacionais, entre elas a Força de Assistência de Segurança da Otan e as tropas da coalizão. Os afegãos comparecerão às urnas no dia 18 de setembro, para escolher os representantes do Parlamento e os Governos das províncias.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.