| 12/05/2005 10h44min
O ex-ministro francês do Interior Charles Pasqua negou, nesta quinta, dia 12, que tenha recebido subornos do Iraque através do programa Petróleo por Comida durante a década de 90, como afirma um relatório do Senado dos Estados Unidos.
Os autores do relatório de uma comissão de investigação do Senado sobre o escândalo desse programa da Organização das Nações Unidas (ONU) dizem ter provas de que o então regime iraquiano de Saddam Hussein atribuiu a Pasqua e ao parlamentar britânico George Galloway compensações por 11 e 20 milhões de barris de petróleo, respectivamente.
Em comunicado, o atual senador Pasqua desmentiu mais uma vez as alegações. Em janeiro de 2004, um jornal iraquiano havia publicado a lista de 270 supostos beneficiários dos "bônus de petróleo.
O ex-ministro afirmou que o relatório do Senado retoma "em grande parte" os elementos publicados no jornal iraquiano, assim como os conteúdos em artigos semelhantes publicados no mês passado pelo britânico Financial Times e pelo italiano Il Sole 24 Ore,. Ele afirmou que está processando estes jornais por difamação. O parlamentar britânico também negou as alegações.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.