| 13/05/2005 11h55min
Um diplomata chinês acusou o governo dos EUA de minar os esforços para reavivar as negociações com a Coréia do Norte e disse não haver "provas sólidas" de que os norte-coreanos estejam preparando um teste com uma arma nuclear, afirmou o jornal The New York Times. As declarações dadas por Yang Xiyu, uma importante autoridade do Ministério das Relações Exteriores chinês e que comanda a área de negociações para o problema nuclear da Coréia do Norte, refletia a crescente frustração do governo da China com a administração comandada por George W. Bush.
Em entrevista concedida ao diário na quinta, Yang afirmou:
– É verdade que ainda não tivemos nenhum avanço concreto (nos esforços para colocar fim ao programa nuclear da Coréia do Norte). Mas a razão básica para o insucesso dos esforços está na falta de cooperação do lado norte-americano.
Segundo Yang, ao chamar no mês passado o líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il, de um "tirano", Bush "destruiu a atmosfera" para eventuais contatos. A China tenta reavivar as negociações sobre o programa nuclear norte-coreano, que envolvem seis países (além da China, da Coréia do Norte e dos EUA, também participam delas a Coréia do Sul, o Japão e a Rússia). O processo está paralisado desde junho passado.
Yang disse abertamente o que diplomatas afirmam em voz baixa há meses: os ataques de Bush, da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, e de outras autoridades norte-americanas criaram grandes obstáculos para os esforços de negociação. Um membro do governo dos EUA informou que diplomatas chineses protestaram veementemente junto aos norte-americanos depois dos ataques verbais contra a Coréia do Norte. Yang também rebateu a informação de que os norte-coreanos estivessem prestes a realizar um teste com uma arma nuclear, conforme vêm dizendo os EUA.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.