| 13/05/2005 17h20min
Um carro-bomba explodiu na tarde desta sexta, dia 13, próximo à sede da Petrobras na Bolívia, localizada na cidade de Santa Cruz de la Sierra, distante 900 quilômetros de La Paz, informou o governo boliviano. Não houve vítimas.
Os prejuízos se limitaram à destruição do carro-bomba e a danos causados a outro veículo que estava estacionado em frente à sede da petrolífera. O grupo Frente Patriótica Anticorrupção assumiu a autoria do atentado. O grupo alertou, por meio de uma mensagem em vídeo enviada a emissoras de televisão locais, que vai promover outros atos ainda mais destrutivos até conseguir "que o petróleo boliviano seja explorado pelo Estado boliviano".
A explosão aconteceu em um momento em que a Bolívia vive novos conflitos políticos e protestos sociais em torno de uma nova lei de exploração petrolífera sancionada pelo Congresso, mas que foi vetada pelo presidente boliviano, Carlos Mesa.
A Petrobras é uma de 12 companhias petrolíferas estrangeiras na Bolívia que seriam afetadas por um forte aumento de impostos estabelecido pela nova lei. Além de explorar jazidas de petróleo e gás natural no sudeste do país, a empresa brasileira opera uma rede de postos de gasolina nas principais cidades da Bolívia.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.