| 27/05/2005 10h22min
Saad al-Hariri, filho do ex-premiê Rafik al-Hariri, assassinado em fevereiro, deve conquistar a vitória quando os eleitores de Beirute comparecerem às urnas no domingo, dia 29, nas primeiras eleições parlamentares em três décadas sem a presença de tropas sírias no Líbano.
Observadores estrangeiros, liderados por uma equipe da União Européia, vão monitorar o pleito. As eleições, que serão realizadas em quatro finais de semana, marcam uma nova era para o Líbano depois que o assassinato de Hariri, em 14 de fevereiro, levou centenas de milhares de cristãos e muçulmanos a tomar as ruas em manifestações inéditas contra a Síria.
O governo sírio cedeu à pressão internacional e retirou seus 14 mil soldados do Líbano no mês passado, seguindo uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), antes ignorada.
Saad al-Hariri, indicado por sua família para ser o herdeiro político de seu pai, deve liderar a votação em Beirute, onde seus candidatos do bloco Future já conquistaram nove de 19 assentos em jogo após a retirada de seus rivais.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.