| 31/05/2005 12h30min
As manifestações nas ruas das cidades de La Paz e El Alto começaram cedo nesta terça, dia 31, para pedir a convocação de uma Assembléia Constituinte ao Congresso boliviano. A segurança no local já foi reforçada, informou a polícia.
O chefe da polícia de La Paz, Hernán Jaimes, confirmou a uma emissora local que as principais vias que unem as duas cidades amanheceram bloqueadas em seus extremos por camponeses, professores, universitários e moradores. Ele assinalou que a polícia "tem a esperança de que estes protestos sejam pacíficos" e se realizem com "serenidade" para evitar o confronto com os agentes anti-distúrbios.
Jaimes explicou que a segurança foi redobrada na praça de Murillo, sede dos Palácios Executivo e Legislativo.
– É um dia importante para que os parlamentares realizem seu trabalho com toda segurança e sob um clima de tranqüilidade – disse Jaimes em alusão à sessão legislativa programada para as 16h horas local (17h de Brasília) para discutir sobre um referendo autônomo e a convocação de uma Constituinte.
De um dos pontos de bloqueio na estrada principal, o dirigente da Federação de Associações de Moradores (FEJUVE) de El Alto, Abel Mamani, criticou o presidente Carlos Mesa por ter afirmado na véspera que as mobilizações eram organizadas por grupos minoritários.
A principal estrada que une La Paz com o resto da nação e com vias que vão à fronteira com o Chile está bloqueada.
As informações são da EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.