| 19/07/2005 01h00min
A Nasa descartou o lançamento da nave espacial Discovery para esta semana, porque ainda não identificou o problema que obrigou a suspensão do lançamento na quarta-feira passada. A anúncio foi feito nesta segunda-feira.
O lançamento só deve ocorrer depois do dia 26 de julho, em uma missão de abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS) com a qual a Nasa espera retomar os vôos tripulados.
As missões estavam suspensas desde o desastre do Columbia, que explodiu ao voltar de uma missão no dia 1º de fevereiro de 2003, em um acidente que matou os sete tripulantes.
Fontes da agência espacial americana informaram que não foi possível determinar o defeito em um dos quatro sensores. Estes aparelhos têm a função de cortar a alimentação de combustível nos motores da nave. A ativação precipitada de um dos sensores poderia forçar um retorno de emergência depois do lançamento, ou impedir que o ônibus espacial chegue até a órbita prevista. Os sensores detectam os níveis de hidrogênio líquido na base do tanque externo da nave.
Depois de 26 de julho, a Nasa tem mais cinco dias para fazer o lançamento, de acordo com a chamada "janela de oportunidade", que termina em 31 de julho.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.