| 17/12/2001 21h18min
As primeiras tropas internacionais para a manutenção da paz devem chegar ao Afeganistão até o final desta semana, anunciou nesta segunda-feira, dia 17, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, cujo governo lidera a iniciativa. Falando ao Parlamento, Blair afirmou que o número de soldados e os detalhes da operação ainda deverão ser definidos, mas várias nações já indicaram que pretendem enviar representantes para as forças de estabilização, incluindo Canadá, Austrália, Argentina, Jordânia e Nova Zelândia.
Segundo Blair, o Conselho de Segurança da ONU deverá aprovar o envio de tropas ao Afeganistão até o final desta semana, e a Grã-Bretanha espera contribuir com cerca de 1,5 mil soldados. Mais cedo, um porta-voz do governo britânico, que pediu para não ser identificado, havia dito que os principais elementos para a força de paz estariam prontos até o próximo dia 22, quando o governo interino deverá assumir o poder no Afeganistão.
Nesta segunda, o líder do governo interino do Afeganistão, Hamid Karzai, chegou a Londres para manter conversações com dois especialistas em assuntos do Afeganistão do Ministério britânico do Interior. Depois, Karzai viajará a Roma para reunir-se com o ex-rei afegão Zahir Shah.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.