| 30/07/2005 17h31min
A Nasa considerou neste sábado "excelente" a primeira caminhada de quase sete horas de dois astronautas da nave Discovery para inspecionar a nave e consertar um dispositivo-chave da Estação Espacial Internacional (ISS).
A caminhada dos astronautas Steve Robinson e Soichi Noguchi durou seis horas e 50 minutos, e é a primeira de três explorações programadas nesta missão. Também é a primeira feita pelos astronautas da Nasa na ISS desde novembro de 2002.
– Foi um dia muito bem-sucedido – disse Phil Engelauf, diretor de vôos da Nasa, ao apresentar um relatório atualizado sobre a missão, durante uma entrevista coletiva no Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas.
Segundo Engelauf, os astronautas Robinson e Noguchi cumpriram todas as tarefas e tiveram tempo de sobra para continuar as inspeções da parte superior da estrutura da nave e seu revestimento térmico.
Durante a caminhada, que começou com uma hora de atraso, às 06h46min de Brasília, no quarto dia da missão, os dois astronautas também testaram novas técnicas para executar trabalhos de reparação, e, além disso, adiantaram tarefas previstas inicialmente para as outras explorações da semana que vem.
As técnicas de reparação foram desenvolvidas pela Nasa pouco depois do desastre da nave Columbia, em fevereiro de 2003.
Engelauf acrescentou que Robinson e Noguchi também regularam um giroscópio estragado – de um total de quatro –, vital para a orientação e estabilidade da ISS.
Os astronautas devem regular outro giroscópio na segunda caminhada, na próxima segunda-feira.
Os tripulantes da Discovery também substituíram uma antena GPS, utilizada para que os computadores da estação espacial determinem sua localização exata em qualquer momento.
Com o tempo a favor, Robinson e Noguchi também conseguiram recuperar dois experimentos científicos fora da estação, tarefa que inicialmente estava programada para a terceira caminhada.
Mark Ferring, principal responsável dos vôos para a ISS, concordou com Engelauf em que os astronautas, principiantes em relação a caminhadas espaciais, fizeram um trabalho "extremamente bom".
O americano Robinson e o japonês Noguchi fizeram, com ferramentas especiais e como teste, a reparação de várias placas, semelhantes às que a Nasa espera usar em missões futuras.
Os testes de consertos consumiram quase a metade do tempo destinado à caminhada de hoje, e foram feitos quando as temperaturas fora da nave eram ideais para este tipo de experimento.
As placas utilizadas serão submetidas a testes de resistência térmica quando a nave voltar à Terra, o que está previsto para 7 de agosto.
No entanto, as autoridades da Nasa não descartam estender a missão por mais um dia para que os astronautas continuem as tarefas na ISS, com a transferência aos integrantes da estação espacial de provisões adicionais de água, comida e computadores portáteis.
As autoridades decidiram suspender futuras missões da Discovery depois que a nave perdeu duas placas de proteção térmica durante o lançamento.
Na entrevista coletiva, Cindy Begley, responsável pelas caminhadas espaciais, disse que as fotos digitais e vídeos obtidos nesta missão serão analisados "a fundo" para determinar, entre outros, os danos nas placas de proteção térmica da nave.
Engelauf disse que amanhã, os astronautas terão um dia relativamente tranqüilo, já que o objetivo será continuar os preparativos para a segunda caminhada na próxima segunda.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.