| 15/08/2005 17h53min
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, contratou uma empresa de consultoria externa e independente para realizar uma auditoria integral do sistema de compras de provisões do órgão mundial.
Annan ordenou a revisão destes procedimentos depois que o responsável de compras da ONU, o russo Alexander Yakovlev, se disse culpado na semana passada, diante de um tribunal de Nova York, de ter aceito cerca de US$ 1 milhão em subornos pela concessão de contratos a diversas companhias.
– A ONU contratará os serviços de uma empresa de consultoria externa e independente", cujo nome não foi informado, "para realizar esta nova auditoria. Espera-se que o estudo esteja terminado no final de setembro – disse o porta-voz da ONU, Stephan Dujarric.
Dujarric também informou que, diante da "gravidade da situação", Annan também pediu ao interventor da ONU, Warren Sach, que supervisione de forma direta todos os movimentos nos serviços de provisões da organização.
Em paralelo, a organização não-governamental Instituto Nacional de Compras finalizou em junho um estudo, a pedido da própria ONU, sobre o mecanismo de aquisição de bens e serviços.
Segundo Dujarric, trata-se de um estudo comparativo entre as normas sobre compras da ONU e outras organizações e companhias, e contém uma série de recomendações.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.