| 17/08/2005 12h34min
Mais quatro acusados da morte do jornalista Tim Lopes irão a julgamento amanhã, às 13h, no 1º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. Os acusados são Elizeu Felício de Souza, o Zeu; Reinaldo Amaral de Jesus, o Kadê ou Cabê; Fernando Sátyro da Silva, o Frei; e Claudino dos Santos Coelho, o Xuxa, e serão defendidos pela defensora pública Bernardette Espírito Santo.
O julgamento estava marcado para o dia 14 de julho, mas foi adiado devido à greve da Defensoria Pública. Dos nove indiciados, dois já morreram - André da Cruz Barbosa, o André Capeta, e Maurício de Lima Matias, o Boi - e dois foram julgados e condenados (Elias Maluco, condenado a 28 anos e seis meses de reclusão, e Cláudio Orlando do Nascimento, o Ratinho, condenado a 23 anos e seis meses).
O jornalista Tim Lopes desapareceu em 2 de julho de 2002 quando fazia uma série de reportagens investigativas para a TV Globo na Favela da Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio, sobre bailes funk e a venda de drogas nesses locais. Ele foi torturado e morto, sob as ordens do principal acusado, o traficante Elias Maluco, um dos líderes do grupo criminoso Comando Vermelho. O corpo do repórter foi esquartejado e queimado em pneus. O crime ocorreu na madrugada de 3 de julho, no alto da Favela da Grota, na localidade da Pedra do Sapo, no Complexo do Alemão.
Segundo a denúncia, os quatro acusados (Elizeu, Reinaldo, Fernando e Claudino) estavam presentes no local da execução e agrediram Tim Lopes com socos e pontapés. Porém, somente Elizeu teria ido comprar o combustível para atear fogo no jornalista. Os outros três, estavam prontos para qualquer colaboração.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.