| 23/08/2005 10h56min
A Usada (Agência Americana Antidoping) pode abrir uma investigação sobre o possível doping ciclista Lance Armstrong na Volta da França de 1999. O atleta teria utlizado o hormônio EPO.
A denúncia sobre o doping foi feito pelo jornal L'Equipe. O diário lembra que a investigação do caso Balco, laboratório norte-americano que fornecia substâncias dopantes como o esteróide de nova geração tetraidrogestrinona (THG), gerou punições até para atletas que não tiveram resultados positivos nos exames, como Michelle Collins.
A velocista, campeã nacional e mundial dos 200 metros em pista coberta em Birmingham/2003, foi suspensa em dezembro por oito anos e perdeu seus títulos por uma violação do consumo de substâncias proibidas relacionadas com o escândalo dos laboratórios Balco de São Francisco.
As palavras do representante jurídico da Usada, Travis Tygart, que afirmou que todos os meios são bons para provar a culpabilidade de qualquer um, são um claro reflexo da determinação de acabar com o doping por parte deste organismo, que apontou como culpados atletas de elite como Marion Jones e Tim Montgomery.
Segundo o L'Equipe, em consideração à União Ciclista Internacional, Armstrong não deve ser alvo de punições devido ao caráter experimental das análises.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.