| 17/10/2005 19h22min
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná decidiram estender a proibição da entrada da carne para todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Desde sexta-feira estavam sendo barradas apenas carnes com origem em cinco municípios – Eldorado, onde foi confirmado o foco de aftosa, e quatro cidades vizinhas.
A decisão dos Estados da região sul contraria o que foi definido em reunião na última sexta-feira com representantes de 15 Estados brasileiros mais o Distrito Federal. A proibição definitiva depende de comunicação ao Ministério da Agricultura, que tem competência sobre as normas para barreiras sanitárias.
Conforme o secretário estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul, Odacir Klein, a contaminação deve ser evitada mesmo que haja algum prejuízo.
O governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, pediu aos governos de São Paulo, Paraná e Santa Catarina que diminuam as barreiras à carne de seu Estado. O governante solicitou hoje um encontro com seus colegas dos três Estados. Zeca deve reunir-se com o presidente Lula até a semana que vem.
RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.