| 20/10/2005 15h29min
Uma empresa mercantil norte-americana reconheceu hoje, diante da Procuradoria de Manhattan, Estados Unidos, que pagou comissões a oficiais do antigo regime iraquiano para ser beneficiada no programa humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU) Petróleo por Comida.
Em entrevista coletiva, o fiscal de distrito de Manhattan, Robert Morgenthau, disse que a empresa Midway Trading, da Virgínia, fazia parte de um "plano organizado" de pagamento de propinas ao regime de Saddam Hussein para obter concessões de petróleo. O fato ocorreu durante a vigência do programa humanitário Petróleo por Comida no Iraque, antes da entrada dos Estados Unidos no país, em março de 2003.
O plano permitiu ao Iraque passar pelo embargo comercial e vender petróleo ao mundo tendo como condição a obrigatoriedade do uso dos recursos na compra de alimentos e bens de primeira necessidade. A empresa reconheceu sua culpa e deverá pagar uma multa de US$ 250 mil ao fisco
norte-americano.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.