| hmin
Os Estados Unidos intensificaram nesta quinta-feira, dia 7, os ataques contra rebeldes da Al-Qaeda e do Talibã entrincheirados nas montanhas de Arma, na província de Paktia, leste do Afeganistão. Bombas lançadas por aviões B-52 e helicópteros Apache completaram a pesada ofensiva terrestre das tropas aliadas.
Demonstrando satisfação com os resultados da operação Anaconda, lançada sábado, dia 2, para eliminar focos de resistência no país, o secretário de Defesa Donald Rumsfeld anunciou que as manobras militares poderão ser concluídas no fim de semana. O otimismo de Rumsfeld foi compartilhado pelo chefe do governo interino afegão, Hamid Karzai. O político garantiu que o foco de resistência, situado a aproximadamente 40 quilômetros de Gardez, será eliminado em um dia ou dois.
Há rumores de que os americanos, juntamente com forças afegãs locais, estariam preparando um ataque final por terra. O ministério da Defesa afegão enviou nesta quinta cerca de mil soldados à região, além de veículos e tanques para apoiar os combatentes afegãos que já lutam com os soldados americanos há seis dias. As tropas dos EUA também aumentaram seus contingentes, e mais de 1,2 mil homens participam agora da ofensiva - no sábado, eram apenas 950.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.