| 02/02/2006 22h58min
O governo do presidente venezuelano Hugo Chávez é o principal desafio enfrentado pelos Estados Unidos em questões de segurança na América Latina. A afirmação foi feita pelo diretor nacional de Inteligência norte-americana, John Negroponte. Em discurso no Comitê de Inteligência do Senado, Negroponte acusou Chávez de interferir nos assuntos internos de seus países vizinhos por meio de apoio a determinados candidatos nos processos eleitorais e de fortalecer laços com o Irã e a Coréia do Norte.
Negroponte assegurou que a América Latina segue apresentando uma série de desafios, incluindo uma tendência para governos socialistas antiamericanos, principalmente na Venezuela. O alto funcionário disse que, se Chávez vencer as eleições previstas para o final deste ano, ele parece disposto a usar o controle da legislatura e de outras instituições para seguir impondo dificuldades à oposição.
As declarações de Negroponte foram feitas no mesmo dia em que o governo da Venezuela expulsou do território por espionagem o agregado naval da embaixada dos Estados Unidos, John Correa. O país sul-americano advertiu que retirará toda a missão militar americana caso a suposta espionagem seja mantida.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.