| 15/04/2002 10h18min
A cúpula regional para discutir soluções para a crise no Oriente Médio deve ser realizada em seis semanas. A informação foi diculgada nesta segunda-feira, dia 16, por oficiais israelenses. O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, sugere o uso de plano de paz elaborado pela Arábia Saudita como base para as negociações. O líder palestino Yasser Arafat disse que apoiará as negociações se Israel retirar suas tropas da Cisjordânia e houver garantias por parte dos Estados Unidos.
A Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) acusou Israel de assassinatos em massa de palestinos e exigiu o fim da ofensiva militar nos territórios ocupados. A comissão também aprovou resolução que acusa Israel de violações graves aos direitos humanos. O governo de Israel decretou hoje toque de recolher em todo o território palestino. Ninguém poderá sair de casa até quarta-feira, dia 17.
Por sua vez, o governo do Irã propôs que os Estados islâmicos declarem boicote de 30 dias na venda de petróleo aos principais aliados de Israel. A medida seria em protesto contra a ofensiva militar nos territórios palestinos. Já o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, está em Beirute onde discute com lideranças locais a crise na região.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.