| 17/04/2002 08h24min
Fracassou a negociação de paz no Oriente Médio conduzida pelo secretário de Estado norte-americano, Colin Powell. Ele esteve reunido na manhã desta quarta-feira, dia 17, em Ramallah com o líder palestino Yasser Arafat. Segundo assessores palestinos, o encontro foi catastrófico. A reunião estava prevista para durar meia hora, mas durou mais de duas, atrasando os compromissos de Powell na região. Arafat disse ao secretário que não é genuíno o recuo das tropas israelenses que ocupam cidades palestinas. Acusou ainda o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, de "torpedear" os esfoços de paz. Colin Powell já retornou à Jerusalem.
O secretário norte-americano disse em entrevista coletiva que é preciso estabelecer uma parceria entre árabes e israelenses para se atingir um acordo de cessar-fogo e aplicar as resoluções das Nações Unidas para o Oriente Médio. Ele afirmou que voltará à região em breve para acompanhar o andamento das negociações. Powell ressaltou ter recebido garantias do primeiro-ministro de Israel da existência de um cronograma para a retirada completa dos territórios palestinos. Segundo ele, o recuo das forças israelenses é vital para que haja esperanças de um cessar-fogo na região.
Nessa terça-feira, dia 16, extremistas do Hamás ameaçaram matar Sharon e outros integrantes do governo. Durante madrugada desta quarta, tropas israelenses deixaram área de campo de refugiados nas proximidades da cidade de Nablus, na Cisjordânia. O local estava ocupado há dois dias. Dezenas de palestinos foram presos. O exército continua as operações nas cidades de Belém, Jenin e Ramalah, além de várias aldeias na Cisjordânia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.