| 24/02/2006 14h11min
Duzentos pássaros migratórios apareceram mortos no oeste da Índia, onde esta semana foi registrado um foco de gripe aviária que colocou o governo em alerta, informou hoje a agência local de notícias PTI.
As aves apareceram mortas no lago de Gandheli, no Estado de Maharashtra, o mesmo onde fica o distrito de Navapur, onde mais de 50 mil frangos doentes morreram nas últimas semanas e centenas de milhares foram sacrificados para evitar a propagação da doença.
As autoridades regionais enviaram amostras dos pássaros migratórios ao Instituto Nacional de Virologia, para analisar se estes estavam infectados com o vírus H5N1, informou o comissário de Agricultura Animal do Estado, J.M. Doipale.
Segundo Doipale, os testes preliminares indicam que as aves morreram devido a pneumonia, mas serão tomadas todas as medidas de precaução necessárias e haverá a análise da água do lago. O governo de Mumbai, capital de Maharashtra, decidiu proibir a entrada e saída na cidade de Navapur e declarar alerta vermelho na área.
Por enquanto o governo nega que haja a confirmação de algum caso de gripe aviária em humanos, mas mantém dezenas de pessoas sob observação e enviou remédios, vacinas e equipamentos médicos à região, caso o vírus tenha sido transmitido às pessoas que tiveram contato com as aves.
Outros Estados do país também iniciaram medidas de prevenção, incluindo a vacinação e morte de milhares de animais suspeitos de ter contraído a doença.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.