| 09/03/2006 13h28min
O aumento do consumo de peixes, sobretudo na Europa, após os casos de gripe aviária, gera preocupação do governo brasileiro. Durante entrevista a jornalistas de emissoras parceiras da Radiobrás, o ministro da Aqüicultura e Pesca, José Frisch, disse que a opção pelo peixe causa um desequilíbrio internacional.
– Temos informações de que há uma pressão internacional sobre os preços do pescado. No Brasil, há uma procura de empresas que comercializam no atacado mundial para exportar o nosso produto – afirmou.
Ele destacou que a procura maior é pelo peixe de água salgada, principalmente para o consumo interno.
O ministro disse que o governo produz um estudo, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), para buscar alternativas para aumento da produção na área do pescado.
– Maior liberação de crédito, com organização das cadeias produtivas, com assistência técnica e parceria com o Ministério da Agricultura na área da sanidade animal ão algumas formas de responder à demanda – disse Frisch.
Além da preocupação com o aumento da demanda do pescado, o ministro ressaltou que a queda no consumo de frango pode gerar problemas no Brasil.
– A queda no consumo de frango na Europa é muito forte. Pelo fato do Brasil ser um grande exportador de frango, isso vai causar conflito e problemas sérios aqui, por conta, inclusive da redução da produção – destacou.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.