| 17/03/2006 18h48min
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse hoje que o Brasil não vai adotar um único padrão de TV digital. Segundo ele, a tecnologia nacional vai agregar recursos de modelos já existentes.
– Nós não vamos adotar o padrão americano ou o europeu ou o japonês por inteiro, mas ferramentas dos três padrões, até porque algumas delas são comuns – disse Costa.
O ministro acrescentou que a implantação da tecnologia deve ser coerente com a realidade brasileira e oferecer gratuidade, mobilidade e interatividade. Costa destacou, no entanto, que a decisão final sobre a definição do padrão está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem prazo para optar.
Hélio Costa disse ainda que somente os paulistas poderão assistir à Copa do Mundo deste ano utilizando a tecnologia de TV digital em caráter experimental. Em julho, serão instaladas 10 mil caixas de recepção em algumas regiões de São Paulo, e, a partir de setembro, o país já deve ter condições de operar a tecnologia comercialmente.
O ministro espera que o equipamento de TV digital chegue ao consumidor com preços que variam de R$ 100 até R$ 30 mil. Costa acrescentou que o governo está estudando algumas linhas de financiamento para facilitar o acesso da população.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.