| 03/05/2002 22h45min
Um ataque de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) com explosivos deixou ao menos 60 civis mortos, 70 feridos e 145 desaparecidos na cidade de Bojayá, no oeste da Colômbia nesta sexta-feira, dia 3.
Funcionários da prefeitura de Bojayá, a cerca de 600 km a noroeste de Bogotá, disseram à cadeia de rádio RCN que uma frente das Farc atacou a população da cidade horas depois de ter entrado em combate com um comando paramilitar ultradireita.
Os guerrilheiros de esquerda teriam regressado ao povoado e lançado um botijão de gás repleto de dinamite contra centenas de pessoas reunidas na praça central da cidade, que está sem telefone e em emergência sanitária.
Autoridades colombianas registram desde segunda-feira combates entre guerrilheiros das Farc e paramilitares das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) em uma zona que compreende os municípios de Bojayá, El Vigía e Bellavista.
A polícia colombiana também acusou nesta sexta os guerrilheiros pelo assassinato do prefeito Wilson Alirio Castro - de uma cidade não divulgada -, aumentando para sete o número de autoridades municipais mortas neste ano na Colômbia. As Farc lutam há 38 anos na Colômbia, numa guerra que vitima 3,5 mil pessoas por ano.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.