| 27/05/2002 22h30min
A realização do Ironman Brasil em Florianópolis recebeu elogios da maioria dos atletas profissionais e amadores que participaram da disputa no sábado. Mas, na premiação feita domingo, 26 de maio, para os profissionais e amadores, as reclamações mancharam o brilho da organização devido a uma mudança de regra, fora da programação oficial. É que vários atletas que conseguiram uma das 50 vagas para o Mundial do Havaí, na competição, não conseguiram fazer a inscrição, pois sua vaga já estava ocupada por outro atleta.
Segundo o cronograma oficial da prova, os atletas classificados teriam das 8h às 11h de domingo para efetivarem o pagamento da inscrição para o Havaí, que deveria ser feito em espécie (US$ 407). Quem perdesse o prazo, perdia a inscrição que seria repassada a outro atleta da categoria.
A segunda colocada na categoria elite feminina, a colombiana Carmenza Morales, foi uma da triatletas que perdeu a vaga. Mas a explicação é de chegou fora do prazo. Contudo, outros atletas amadores estavam revoltados.
Antônio Ferreira da Silva Neto, de Mogi Mirim (SP), que competia na categoria 18 a 24 anos, chegou em segundo lugar na categoria com tempo de 9h23min. Com a posição na prova, tinha a vaga confirmada. Mas ele foi surpreendido ao tentar fazer a inscrição.
– Eu fui fazer a inscrição por volta das 9h40min de domingo e me informaram que a vaga já tinha sido dada a outra pessoa.
Segundo Antônio, a única explicação que recebeu de Núbio de Almeida, diretor geral da prova, foi que ouve um mal entendido quanto ao horário das inscrições e só quem estava lá às 8h garantiu seu passaporte para o Havaí.
– Recebi o troféu superfeliz, pois meu objetivo era conseguir a vaga e estava tudo certo, consegui dinheiro emprestado para pagar a inscrição e troquei por dólar na pousada que estava, mas, quando fui fazer a inscrição fui pego de surpresa – disse Antônio.
Além dele, outros atletas também sentiram na pele o problema. O primeiro colocado da categoria 25 a 29 anos, João Carlos de Almeira (Brasília); Iran Albano Jr (Mogi Mirim), segundo nesta mesma categoria, e Rodrigo Alcafini (Itapira/SP), quinto colocado, também foram preteridos. Na categoria 18 a 24 anos, Lucas Leão da Silva (Belo Horizonte) e Sérgio Diniz (paulista que compete por Itajaí) também não conseguiram.
O diretor geral da prova Núbio de Almeida foi procurado pela reportagem do DC para dar explicações, mas não retornou a ligação.
CLÁUDIA SANZ / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.