| 03/05/2006 18h52min
O Brasil tem dois representantes inscritos na pré-lista do Draft 2006 da NBA. Os pivôs Rafael Hettsheimeier e Tiago Splitter integram a relação dos 60 jogadores anunciada nesta terça pela liga norte-americana profissional de basquete.
Splitter é um veterano na candidatura, mas nos anos anteriores sempre teve seu nome retirado por questões contratuais. O brasileiro atua no Tau Ceramica, da Espanha, e precisa negociar o valor de sua multa rescisória para confirmar sua participação no Draft.
Terceiro colocado na Euroliga Masculina, Splitter acabou perdendo o jogo decisivo do Final Four por causa de uma lesão no ombro. Exames realizados pela equipe projetavam um período de, no mínimo, 15 dias de recuperação para o brasileiro.
Já Rafael foi descoberto nas categorias de base do Ribeirão Preto e se transferiu para o Akasvayu Vic, time da segunda divisão espanhola. Aos 19 anos, ele é um dos destaques da equipe e faz sua primeira tentativa de entrar na NBA.
Sem constar na pré-lista do Draft, outro brasileiro também é cotado nos sites especializados em acompanhar a loteria dos novatos da liga. Ele é o ala/pivô Marcus Vinicius, que já está treinando nos Estados Unidos para mostrar serviço.
O Draft 2006 será realizado no dia 28 de junho, no Madison Square Garden, em Nova York. O Brasil já teve quatro jogadores selecionados no evento. O desbravador foi Nenê Hilário, em 2002. Selecionado pelo New York Knicks como sétima opção da primeira rodada, depois acabou negociado com o Denver Nuggets.
No ano seguinte, foi a vez do Phoenix Suns escolher o armador Leandrinho Barbosa. Em 2004, dois brasileiros conseguiram sua vaga: Rafael Araújo, número oito da primeira rodada, pelo Toronto Raptors, e Anderson Varejão, no início da segunda rodada, pelo Orlando Magic. O ala/pivô hoje atua no Cleveland Cavaliers.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.