| 04/05/2006 16h17min
O candidato nacionalista Ollanta Humala acusou hoje o ex-presidente Alan García de ter buscado o confronto com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que acabou decidindo retirar seu embaixador em Lima. Humala e García vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais do Peru.
Humala disse que o ex-presidente (1985-90) armou um show de insultos contra Chávez em uma atitude irresponsável, levando-se em conta a atual crise na Comunidade Andina. O candidato nacionalista, que foi publicamente apoiado por Chávez, disse lamentar que a crise bilateral, que começou em plena campanha eleitoral peruana, tenha chegado a tal nível.
– O que deveria ter feito era tentar acalmar os ânimos sem jogar mais lenha na fogueira – afirmou Humala.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quarta-feira na Bolívia a retirada de seu embaixador em Lima, Cruz Manuel Martínez. A decisão foi tomada quatro dias depois de o governo peruano ter dado a mesma ordem ao chefe de sua missão diplomática em Caracas.
Inicialmente, Chávez lançou suas críticas contra a candidata presidencial conservadora Lourdes Flores, então favorita nas pesquisas, e estendidas ao governante peruano, Alejandro Toledo. Ele cessou seus comentários depois dos protestos de Lima pela aparente ingerência em temas internos.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.