| 08/05/2006 18h43min
O presidente da Bolívia, Evo Morales, e o candidato presidencial peruano Ollanta Humala, trocaram elogios hoje na inauguração de um centro oftalmológico com a ajuda de Cuba, próximo à fronteira peruano-boliviana. A reunião entre Morales e Humala ocorreu na localidade boliviana de Copacabana, situada a mais de 150 quilômetros a oeste de La Paz, às margens do lago Titicaca.
A reunião durou mais de duas horas e foi cheia de simbolismo. O evento foi marcado pelas palavras revolucionárias dos presentes e das autoridades participantes, que lembraram do guerrilheiro Che Guevara e dos primeiros líderes que lutaram contra a colonização espanhola no Peru e na Bolívia, além de aclamar o líder cubano, Fidel Castro.
O esperado abraço entre Morales e Humala ocorreu durante o comício, onde uma multidão de cerca de mil pessoas agitava com bandeirinhas cubanas e bolivianas.
– Aqui não me sinto como convidado, me sinto como se estivesse em casa – disse Humala ao lembrar que os bolivianos e os peruanos são "dois povos que na realidade são um", em alusão ao vice-reinado do Peru na época colonial.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.