| 23/05/2006 04h22min
Em partida decidida apenas na prorrogação, o Dallas Mavericks venceu o San Antonio Spurs por 119 a 111 na noite desta segunda pelo sétimo e decisivo jogo das semifinais da Conferência Oeste da NBA. O ala alemão Dirk Nowitzki foi o grande herói da noite.
A vitória nos play-offs leva o Mavericks a uma final pela primeira vez desde 2003. Essa será a segunda decisão do time de Dallas nos últimos quatro anos. O adversário sairá do vencedor do confronto entre Phoenix Suns e Los Angeles Clippers.
Depois de chegar a abrir 20 pontos de vantagem, o Mavericks viu o ala-armador argentino Manu Ginóbili colocar o San Antonio à frente ao acertar um arremesso de três pontos a 15 segundos do final. Vencendo por 104 a 101, parecia que a vaga do atual campeão da NBA estava garantida.
Mas só parecia. Então entrou em cena o ala alemão Nowitzki. No lance seguinte, com o cronômetro quase zerando, ele completou uma jogada marcando dois pontos com uma bandeja e ainda sofrendo falta. Foi só converter o lance livre para empatar o jogo e forçar a prorrogação.
A genialidade de Nowitzki contagiou os seus companheiros. Naquele momento, eles se convenceram de que formavam uma equipe melhor que o Spurs e que mereciam estar na final da Conferência Oeste. E confirmaram sua certeza com uma grande prorrogação, acabando com o adversário.
Nowitzki, com 37 pontos, 15 rebotes e três assistências, comandou o ataque dos Mavericks. O time registrou 51,9% de acerto nos arremessos de quadra.
– Merecemos a vitória no jogo e no play-off porque não só superamos o Spurs em quadra, mas também as nossas próprias adversidades, como a suspensão de Jason Terry. Acho que não restou dúvida de que soubemos fazer o certo – disse Nowitzki.
Terry, que não pôde disputar o sexto jogo, em Dallas, voltou à formação titular para confirmar que é o segundo melhor no ataque. Foram 27 pontos, inclusive três cestas da linha de três e seis de seis lances livres. Além disso, ele deu seis assistências.
– Eu me senti muito mal por não poder ajudar a equipe no sexto jogo, mas agora tudo ficou superado e ganhamos fora de casa para não deixar nenhuma dúvida – comentou Terry.
O ala Josh Howard fez 18 pontos e pegou seis rebotes para o Mavericks. O reserva Jerry Stackhouse, com 13 pontos, seis assistências e dois rebotes também fez seu trabalho.
– Sempre disse que confiava na equipe, que não tínhamos medo de jogar fora de casa. Provamos isso em quadra, diante de um grande adversário como o Spurs. Agora nossa meta é seguir chegar à final da NBA – disse o técnico Avery Johnson.
O ala Tim Duncan foi o cestinha da partida, com 41 pontos, 15 rebotes, seis assistências e três tocos. Mesmo assim não foi o bastante para acabar com a má fase que o Spurs atravessa desde que ele entrou no time. O armador francês Tony Parker conseguiu 24 pontos, com cinco assistências e quatro rebotes.
O argentino Ginóbili, uma das armas do San Antonio na conquista de 2005, também teve boa atuação. Ele jogou 42 minutos e anotou 23 pontos, além de três roubadas de bola, duas assistências e dois rebotes. Mas a noite era mesmo de Nowitzki.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.