| 23/05/2006 06h23min
Com uma ataque arrasador, o Phoenix Suns venceu o sétimo confronto dos play-offs contra o Los Angeles Clippers por 127 a 107 na noite desta segunda e se garantiu pelo segundo ano consecutivo nas finais da Conferência Oeste da NBA.
Desta vez o adversário será o Dallas Mavericks, que venceu o atual campeão San Antonio Spurs por 119 a 111, também no sétimo e decisivo confronto das semifinais. A série melhor-de-sete começa na próxima quarta, em Dallas.
Depois de ver seu rendimento ser muito questionado nas últimas partidas, o armador canadense Steve Nash fez seu melhor jogo nas semifinais e liderou o ataque do Suns. A equipe teve 60% de acerto nos arremessos de quadra, 55,6% nos de três pontos e 84,2% nos lances livres.
Nash, com 29 pontos, 12 deles em arremessos de três, além de 11 assistências, assumiu mais uma vez a condição de líder indiscutível da equipe. Ele foi o cérebro do time, comandando as ações e dando a velocidade que deixou o Clippers sem reação.
– O descanso de três dias ajudou e voltamos a ser uma equipe segura e consistente. Não me preocupo com as críticas. Agora queremos lutar pelo título da Conferência Oeste – disse Nash, que vai enfrentar seu ex-time, o Mavericks, nas finais.
O ala Shawn Marion, com 30 pontos e nove rebotes, foi o cestinha do Suns. O ala-armador brasileiro Leandrinho Barbosa também teve boa atuação, marcando 18 pontos nos 24 minutos em que esteve em quadra.
– Foi um jogo perfeito para nós, desde o princípio. O controle do ritmo e os acertos nos arremessos de longe nos permitiram romper a defesa do Clippers sem precisar disputar as bolas no garrafão – analisou o técnico Mike D’Antoni.
Como na primeira rodada, quando eliminou o Los Angeles Lakers, o Suns guardou seu melhor basquete para o sétimo e decisivo jogo. Mesmo com a ausência de seu astro, o ala-pivô Amare Stoudemire, que não jogou durante toda a temporada, e de seu substituto, Kurt Thomas, que há três meses desfalca o time.
– A equipe cresceu diante das dificuldades, amadureceu e adquiriu experiência para mostrar o talento e a personalidade de todos os jogadores – elogiou D’Antoni. – A final é outra história, que vamos ver a partir de quarta – acrescentou.
O ala Elton Brand voltou a ser o principal jogador do Clippers, com 36 pontos e nove rebotes. O reserva Corey Maggette fez 18 pontos, com nove rebotes. Shaun Livingston marcou 14 e Sam Cassell, 11. Chris Kaman e Cuttino Mobley marcaram 10 cada um.
– Não conseguimos evitar os arremessos de longe. E do jeito que eles acertaram a mão ficou muito difícil ganhar – comentou o técnico do Clippers, Mike Dunleavy.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.