| 13/06/2002 14h16min
O líder do governo interino do Afeganistão, Hamid Karzai, foi formalmente nomeado nesta quinta-feira, 13 de junho, candidato a chefe de Estado pela Loya Jirga, assembléia tribal afegã que se preparava para escolher o novo governo do país, com mandato de 18 meses. Composta por mais de 1,5 mil delegados, a assembléia irá definir o novo governo de transição. Disputam o cargo com Karzai outros três candidatos, entre estes uma mulher: a médica Massouda Jalal, que trabalha no Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM).
Em pronunciamento aos delegados, Jalal descreveu-se como uma simples mulher afegã que não estava envolvida com nenhum grupo armado. Apesar de não contar com chances de vitória, a candidatura de Jalal reflete as reivindicações das mulheres afegãs por voz nos assuntos públicos após anos de discriminação sob o regime do Talibã.
Karzai, considerado o favorito nas eleições, destacou os desafios à frente. Ele afirma que há necessidade de segurança, paz, estabilidade e de um governo com controle de todo o Afeganistão.
Nesta quarta-feira, dezenas de representates de delegações afegãs abandonaram Loya Jirga. Os delegados se retiraram em protesto contra a falta de voto livre para a escolha do próximo líder do Afeganistão. O encontro começou na terça-feira, dia 11, e deve durar seis dias.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.