| 26/06/2006 12h06min
O técnico da seleção portuguesa, o brasileiro Luis Felipe Scolari, disse nesta segunda que a Federação Portuguesa de Futebol vai solicitar à Fifa para que seja retirado o primeiro cartão amarelo apresentado ao meia Deco durante a partida em que Portugal eliminou a Holanda, pelas oitavas-de-final, neste domingo, ao vencer o jogo por 1 a 0.
Deco foi expulso no segundo tempo da partida ao receber um segundo cartão amarelo e, conseqüentemente, não poderá participar do jogo contra a Inglaterra, válido pelas quartas-de-final, no próximo sábado. Mas Felipão considera injusto o primeiro cartão apresentado ao jogador, argumentando que fere o documento de jogo limpo assinado pela federação portuguesa.
– É o momento da Fifa fazer valer o Fair Play (jogo limpo). O Deco foi expulso com dois cartões amarelos, mas no primeiro o jogador da Holanda (John Heitinga) deveria ter lançado a bola para fora de campo, já que era nossa. Mas, instigado pelo seu treinador (Marco van Basten), ele prosseguiu com a jogada – disse o treinador brasileiro.
Segundo ele, baseado no documento de Fair Play que foi assinado pelas seleções, a Federação Portuguesa de Futebol vai enviar à Fifa uma petição para que o cartão vermelho a Deco seja retirado. Ele ficaria somente com o amarelo do segundo lance. Aos 28 minutos do segundo tempo, o árbitro russo Valentin Ivanov interrompeu o jogo em virtude de uma lesão do jogador português Ricardo Carvalho, quando Deco estava de posse da bola. Uma vez reiniciada a partida, os holandeses, ao invés de devolverem a bola aos portugueses, como de costume nesses casos, iniciaram uma rápido ataque, que foi interrompido com uma falta cometida por Deco, que recebeu seu primeiro cartão amarelo.
– Se existe um documento de Fair Play, então esse é o momento para a Fifa analisar esse fato e decidir se não vale a pena mostrar ao mundo que a expulsão do Deco aconteceu por causa de um primeiro cartão amarelo que ele não deveria ter recebido – ressaltou Felipão.
– Nós não
aceitamos, de maneira alguma, essa expulsão do Deco. Se a Fifa nos pede Fair Play, para nós é impossível aceitar essa expulsão – declarou.
O atacante Cristiano Ronaldo tem 80% de chances de entrar em campo nas quartas-de-final da Copa do Mundo contra a Inglaterra, no próximo sábado. Pelo menos é o que ressalta os médicos da seleção portuguesa, confiantes em liberar a revelação lusa para o importante compromisso.
– Cristiano Ronaldo tem um forte hematoma na coxa direita e vamos tentar reabsorvê-lo, já que a intensidade traumática é grave. Ele está sendo medicado. Se continuasse a jogar com a Holanda, correria o risco de aumentar o hematoma. Por isso, foi feita a substituição – garantiu Henrique Jones, médico da delegação.
Agência EstadoGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.