| hmin
Na tentativa de evitar dissidências entre os 79 prefeitos do PDT, o presidente nacional do partido, Leonel Brizola, destacou o deputado federal Pompeo de Mattos para fazer um trabalho de convencimento dos possíveis rebeldes contra o apoio ao candidato do PPS, Antônio Britto. Após passar por mais de 10 municípios, o parlamentar calcula que pelo menos 30% dos prefeitos do partido estão indecisos ou tendem a apoiar o PT em vez de Britto.
– É em cima destes indecisos que o PT está fazendo pressão para o apoio a Tarso – reclamou Pompeo.
Segundo o deputado, questões como coligações locais com o PT são o que mais geram dúvidas sobre apoiar ou não Britto. A esses prefeitos, Pompeo tem tentado explicar que o melhor seria subir no palanque do PPS, e o menos pior seria ficar neutro. Sobre os que decidirem apoiar Tarso, Pompeo avisa:
– Estes serão estudados caso a caso pelo partido.
Enquanto o PDT busca se unir em torno de Britto, o PTB deu mostras ontem de estar fechado com o candidato do PPS. Entre aplausos e abraços, representantes do PPS e do PTB sacramentaram a aliança em favor de Britto. Nem era preciso esperar os 42 minutos de conversa a portas fechadas para saber o final do encontro no início da tarde, na sede do PTB, na Capital.
Desde a chegada, deputados dos dois partidos festejavam a formalização da aliança branca – o vencimento do prazo legal proíbe uniões partidárias formais. Acompanhado do candidato a vice, Germano Bonow (PFL), e do senador e candidato à reeleição José Fogaça (PPS), Britto chegou ao prédio da Travessa do Carmo, no bairro Cidade Baixa, às 12h25min. Convidado, subiu ao segundo andar do prédio. Da sacada, o candidato posou para fotógrafos com uma bandeira petebista.
O líder do PTB no Estado e candidato ao Senado, deputado Sérgio Zambiasi, não participou do encontro. Em entrevista coletiva, após o encontro, Britto deixou aberta a possibilidade de o PTB integrar um eventual governo. O diretório da sigla se reunirá às 14h de hoje no Hotel Everest, na Capital, para ratificar o apoio. No encontro, o partido deve discutir 14 pontos de propostas que devem ser encaminhadas ao PPS, a serem acrescentados ao programa.
RODIMAR OLIVEIRA E RODRIGO LOPESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.