| hmin
Saddam Hussein e o Conselho do Comando Revolucionário concordaram na quinta-feira que o líder iraquiano deve se candidatar à Presidência em um referendo marcado para o fim do ano. A iniciatva acontece no momento em que os Estados Unidos pressionam por uma "mundança de regime'' no país e pela queda de Saddam.
A agência de notícias iraquiana, estatal, disse que o Conselho do Comando Revolucionário, em uma reunião presidida por Saddam, foi unânime ao concordar com a indicação, mas não marcou uma data para o referendo. Jornais do governo noticiaram no mês passado que o referendo presidencial deverá acontecer em meados de outubro.
Um referendo em 15 de outubro de 1995, para confirmar Saddam na Presidência, foi o primeiro a acontecer no Iraque desde que o país se tornou uma república, após a revolução de 1958 que acabou com a monarquia. A votação se seguiu a emendas na constituição interina do Iraque que incluíram uma cláusula para eleger o presidente por voto secreto para um turno de sete anos. Números oficiais apontaram que Saddam ganhou as eleições com 99,96% dos votos dos mais de 8 milhões válidos. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.