| 22/09/2006 20h55min
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, convocou a imprensa para rebater informações divulgadas nos últimos dias de que a tensão com a nova crise política, gerada com o surgimento de um dossiê supostamente contrário à campanha do PSDB em São Paulo, teria abalado os mercados. O ministro afirmou que a economia brasileira está sólida, robusta e crescendo. De acordo com o ministro, a “ligeira” turbulência que vem sendo notada na Bolsa de Valores e mesmo no que se refere ao risco país não está relacionada com a questão política.
– O que nós estamos observando é que a economia norte-americana está dando alguns sinais de desaceleração e, portanto, pode afetar a economia mundial. Então, houve uma desvalorização de commodities e mesmo do petróleo – argumentou.
Mantega lembrou ainda que ocorreram problemas localizados em alguns países, como no Equador, que anunciou a intenção de renegociar sua dívida externa, o que segundo ele afeta e preocupa os mercados. O ministro citou ainda o golpe de estado na Tailândia e a queda do gabinete na Polônia, entre outros episódios recentes.
– São questões que estão relacionadas com o mercado mundial. As bolsas caíram no mundo todo ontem, desde Nova York, México e Brasil, e o risco dos países emergentes cresceu ontem exatamente na mesma proporção – afirmou o ministro, acrescentando que o aumento do risco país foi de 7% no Brasil e nos demais países emergentes.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.