| 22/09/2006 22h58min
Em comício na noite desta sexta-feira em São Vicente, no litoral de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cobrar que os petistas que negociaram a compra de um dossiê contra Geraldo Alckmin, candidato do PSDB a presidente, e José Serra, candidato tucano ao governo de São Paulo, apareçam. Candidato à reeleição pelo PT, Lula disse que quem negocia com bandido vai ter que pagar.
– Quem negocia com bandido vai ter que pagar. Pode até se esconder, mas vai ter que aparecer – disse Lula, classificando de "imbecilidade" o ato dos petistas que negociaram com o empresário Luiz Antonio Vedoin a compra de um dossiê que incriminava o tucano José Serra.
Para Lula, as pessoas que tentaram comprar o dossiê não podem jogar por terra a maior conquista do PT, que é a de poder andar de cabeça erguida. Ele disse que mesmo nas eleições que perdeu, em 89, 94 e 98 nunca usou de baixarias.
– A oposição fica batendo em mim, mas pode bater, eu tenho as costas largas. Quando era pequeno, cortava lenha e carregava a madeira nas costas. Tenho as costas largas – disse Lula, no comício ao lado de Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo de São Paulo e que supostamente se beneficiaria com o dossiê contra Serra.
– Eu ponho a mão no fogo pelo Mercadante. Ele não tem nada com isso. É um homem que tem passado, tem tradição democrática – afirmou Lula.
Para o presidente seus adversários não vão conseguir enfraquecê-lo.
– Antes, eles colocavam cangalha no pescoço do pobre, mas agora o pobre fala de igual para igual com eles. Falam que eu uso o Bolsa Família, o Pró-Uni, para me eleger, mas por que eles não fizeram igual? – disse Lula no palanque, que chegou a trocar, no início do discurso, Baixada Santista por Baixada Fluminense, mas ao final ele corrigiu o erro geográfico.
Em seu discurso, Mercadante criticou os petistas envolvidos na compra do dossiê contra os tucanos, dizendo que quem errou vai ter que pagar, e prometeu "cortar na própria carne" para punir os envolvidos com o episódio.
Neste sábado, Lula tem comício em Uberlândia às 11h e depois, às 17h ele retorna ao estado de São Paulo, com discurso em Araraquara. À noite, Lula faz comício em Jacareí, no Vale do Paraíba. No domingo, às 11h, ele participa de comício em Sorocaba.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.