| 05/10/2006 22h35min
A pressão do clássico pesou mais para o Corinthians. O Santos impôs uma goleada por 3 a 0 nesta quinta, em pleno Pacaembu, e manteve o rival a dois pontos da zona de rebaixamento. Já o Peixe foi a 46 pontos e assumiu a terceira colocação no Brasileirão. Com o resultado, o Santos manteve 100% de aproveitamento em clássicos na competição – venceu os cinco que disputou até agora. O Timão, por sua vez, segue sem vencer seus principais adversários do Estado neste ano.
Essa foi apenas a terceira vitória santista fora de casa no Brasileirão. Curiosamente, as outras duas também tinham sido em clássicos: 2 a 1 contra o Palmeiras no Parque Antártica e 4 a 0 sobre o São Paulo no Morumbi.
Sem poder contar com Eduardo Ratinho, Betão e Carlos Alberto, suspensos, o técnico Emerson Leão decidiu alterar o sistema tático e mandar o Corinthians a campo com três zagueiros, seis homens no meio-de-campo e apenas Amoroso no ataque. O zagueiro Marquinhos, o ala Rosinei e o meia Renato foram as novidades.
Já do lado do Santos, Wanderley Luxemburgo não pôde escalar Manzur, servindo à seleção paraguaia, e Jonas, suspenso. Mantendo o esquema 4-4-2 que vem utilizando no Brasileirão, o comandante santista apenas promoveu as entradas de Ronaldo e Rodrigo Tiuí na equipe.
A movimentação dos homens de frente, pedida por Leão, funcionava. Assim como a participação dos alas. Mas faltava a finalização. E se quem não faz toma, o Santos balançou as redes aos 40 minutos. Denis sofreu falta próxima à área e Kléber bateu com perfeição, no ângulo.
Para a segunda etapa, Luxemburgo alterou o ataque, trocando Wellington Paulista por Leandro Rodrigues. O Corinthians, por sua vez, voltou a campo com a mesma equipe. E com a mesma disposição mostrada na maior parte do primeiro tempo.
O Corinthians seguia mais perigoso e insistia nas bolas pelo alto, facilitando o trabalho da defesa santista.
Com o Santos mais fechado e procurando explorar os contra-ataques, o jogo passou a ser mais disputado no campo de ataque do Corinthians. Só que, à medida que o tempo ia passando, o desespero em busca do empate prejudicava as investidas dos donos da casa, que não conseguiam acertar o passe final antes da conclusão.
O Peixe, então aproveitou para matar a partida. Aos 33, Kléber deu ótimo passe para Zé Roberto, que cruzou na medida para Leandro Rodrigues estufar as redes. Um minuto depois, Zé Roberto apareceu na cara de Marcelo e tocou de leve para fazer 3 a 0. Na seqüência, o jogador recebeu o segundo amarelo por ter provocado a torcida adversária.
Aos 37, Magrão deu uma entrada dura na intermediária e recebeu o vermelho direto. O Corinthians ainda tentou diminuir o placar, mas o goleiro Felipe continuou fazendo grandes defesas e garantiu mais uma goleada para o Santos neste Brasileirão.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.