| hmin
Caças dos Estados Unidos atacaram na segunda-feira, dia 9, um centro de comando e controle de defesa na zona de exclusão aérea no sul do Iraque em resposta às tentativas iraquianas de abater aviões norte-americanos e britânicos, disse o exército norte-americano. O Pentágono afirmou que este foi o 37º ataque contra alvos antiaéreos nas zonas de exclusão aérea no norte e no sul do Iraque neste ano.
O número desse tipo de ataque aumentou nos últimos meses com a especulação de que os EUA invadirão o Iraque para derrubar o presidente Saddam Hussein. De sua sede em Tampa, na Flórida, o Comando Central dos Estados Unidos disse que os aviões lançaram foguetes guiados contra a instalação de comando perto de Al Amarah, a cerca de 270 quilômetros a sudeste de Bagdá. O comando não informou quantos aviões estavam envolvidos na incursão desta segunda-feira.
Na semana passada, o Pentágono negou a informação de um jornal britânico de que 100 caças dos EUA e da Grã-Bretanha teriam conduzido um grande ataque no sul do Iraque, o que poderia ser uma introdução à guerra. Mas autoridades da defesa afirmaram que o ataque de quinta-feira contra um campo de aviação militar a 390 quilômetros a oeste de Bagdá foi maior que o normal, com dezenas de aviões usando 25 foguetes guiados. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.