| 11/09/2002 08h55min
O papa João Paulo II, de 82 anos, marcando o primeiro ano dos ataques aos Estados Unidos, classificou na quarta-feira o terrorismo como "feroz desumanidade'', mas também pediu mudanças nas situações de injustiça que estimulam o desejo de vingança. O pontífice falou sobre o que chamou de "um aniversário muito triste'' em uma audiência especial dedicada às vítimas dos ataques com aviões sequestrados contra Nova York e Washington. O evento incluiu músicas de luto e orações pela paz.
– O terrorismo é, e sempre será, uma manifestação de feroz desumanidade e, por isso, nunca resolverá os conflitos entre os seres humanos – disse o papa a cerca de 10 mil pessoas no auditório do Vaticano. – A violência só leva a mais ódio e destruição.
Mas João Paulo II, pediu mudanças nas "situações escandalosas de injustiça e opressão, que continuam a atingir tantos membros da família dos homens, criando condições para uma explosão incontrolável da sede de vingança.'' Depois do pronunciamento, orações especiais foram lidas em vários idiomas, incluindo árabe, pelas vítimas dos ataques e pela paz entre as religiões.
A oração lida em árabe pedia que os crentes de várias religiões "rejeitem firmemente toda forma de violência e se comprometam com a solução dos conflitos com diálogo sincero e paciente'', respeitando as diferentes histórias, culturas e crenças. O papa ainda disse que não é suficiente recordar as vítimas e rezar por suas famílias.
– Também queremos interrogar as consciências daqueles que planejaram e executaram um ato tão bárbaro e cruel – afirmou. – Um ano depois de 11 de setembro de 2001, repetimos que nenhuma situação de injustiça, sentimento de frustração, filosofia ou religião pode justificar tamanha aberração.
– Neste triste aniversário, pedimos a Deus que o amor tome o lugar do ódio e, com a ajuda das pessoas de boa vontade, a concórdia e a solidariedade criem raízes em cada ponto do mundo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.