| 11/09/2002 11h32min
As principais bolsas ao redor do mundo lembraram o primeiro aniversário dos atentados terroristas contra os Estados Unidos, ocorridos em 11 de setembro do ano passado, com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. As negociações também foram cautelosas nos mercados que já abriram.
Nesta quarta-feira, Wall Street abrirá uma hora e meia mais tarde que o habitual. Os mercados europeus farão suas homenagens às 9h46min (horário de Brasília), horário em que o primeiro avião atingiu uma das torres do World Trade Center, em Nova York.
A maior parte dos mercados de valores da Ásia encerrou o pregão de 11 de setembro em alta, mas as negociações tiveram pouco volume e muitos investidores preferiram ficar de fora, esperando a data passar. A valorização desta quarta-feira foi decorrente sobretudo do contágio da alta do dia anterior em Wall Street, enquanto a tendência negativa de duas bolsas ocorreu por temores com a data e por desastres naturais.
Em Tóquio, o índice Nikkei elevou-se 0,98%, para 9,4 mil pontos. Os papéis das grandes exportadoras subiram com o ânimo de Wall Street e elevaram o mercado local. Uma das exceções à tendência da região foi Hong Kong, onde o índice Hang Seng teve variação negativa de 0,03%, aos 9.882 pontos, à espera da tempestade tropical Hagupit. A tempestade está aproximando-se do sul da China e os ventos começam a ficar cada vez mais fortes. Segundo os especialistas, a tempestade não deverá atingir Hong Kong, mas encaminhar-se para uma província próxima.
Na Coréia do Sul, o índice da bolsa local fechou com valorização de 1,6%, aos 724 pontos. Na Malásia, o índice da bolsa de Kuala Lumpur elevou-se 0,27%, para 689 pontos, com a compra de papéis financeiros. Em Cingapura, o índice Straits Times subiu levemente, 0,04%, para 1.448 pontos. Na Indonésia, o índice da bolsa de Jacarta avançou 0,18%, para 430 pontos. Acompanhando os ganhos da região, na Tailândia, o índice Thailand Set registrou expansão de 0,21%, para 361 pontos. Na contramão, em Taiwan, o índice Taiwan Weighted recuou 0,12%, para 4.662 pontos, em razão de uma realização de lucros após as recentes altas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.