| 17/09/2002 11h58min
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), George Robertson, disse na terça-feira, dia 17, que a oferta de Bagdá de permitir o retorno dos inspetores de armas é bem-vinda, mas que as ações do presidente iraquiano, Saddam Hussein, valem mais que suas palavras.
– A declaração iraquiana feita durante a noite, na qual o país prometeu acesso incondicional aos inspetores de armas, é certamente bem-vinda – afirmou a jornalistas o chefe da aliança militar ocidental. – Mas, com Saddam, o que realmente importa é o que ele faz, não o que diz.
Saddam, que enfrenta pressão diplomática mundial e a ameaça de um ataque norte-americano, concordou na segunda-feira com o retorno incondicional dos inspetores após uma ausência de quatro anos. Bagdá afirmou que isso anula qualquer justificativa norte-americana para um ataque.
Washington e Londres afirmaram que continuarão pressionando a Organização das Nações Unidas (ONU) por uma resolução exigindo o desarmamento do Iraque. Robertson disse que o assunto está sendo discutido na ONU, "onde é o seu lugar'', e não era da competência da Otan no momento. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.