| hmin
A maioria dos eleitores brasileiros é contra a adesão do governo brasileiro a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), segundo o plebiscito organizado por diversas organizações sociais e realizado entre 1º e 7 de setembro em 3.894 municípios.
O plebiscito teve 10.149.542 votantes, 98% dos quais – 9.979.964 pessoas –, disseram não à assinatura do acordo com a Alca. A minoria, 1%, ou 113.643, manifestou-se a favor da adesão do Brasil ao bloco econômico defendido pelos Estados Unidos.
Os participantes do plebiscito votaram em três perguntas. A segunda foi se aprovavam a permanência ou não do Brasil nas negociações para formar o bloco econômico das Américas. E o resultado mostra que 96%, ou 9.737.190 pessoas, defendem que o governo brasileiro suspenda as negociações para a formação do bloco.
A última questão se referiu à opinião dos eleitores sobre o projeto de lei do governo, que está em análise no Congresso, e permite
aos Estados Unidos o uso da base de
lançamento de Alcântara. Mais de 99%, ou 10.006.740 eleitores, manifestaram-se contrários à cessão do local. Os restantes 0,65%, ou 66.219, afirmaram ser favoráveis.
Os organizadores do plebiscito informaram que os números podem ter pequenas alterações, porque ainda na manhã desta terça-feira, 16 de setembro, estavam chegando urnas para serem apuradas da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O plebiscito foi organizado por mais de 60 entidades, entre estas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional de Estudantes (UNE) e Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.