| 11/01/2007 13h02min
O PSDB está concluindo nesta quinta-feira uma consulta a sua bancada com relação à disputa pela presidência da Câmara. O resultado já está praticamente totalizado em favor do líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Na avaliação dos tucanos, isso deve significar uma pá de cal na candidatura à reeleição do presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A consulta preliminar deve ser divulgada às 17h.
Até o início da tarde, só faltavam 10 deputados se manifestarem, do total de 66, que compõem a bancada tucana na Câmara. Até o momento, deputados dos Estados do Rio Grande do Sul, Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Minas Gerais e Goiás já haviam se posicionado.
Seis deputados estão fazendo a consulta por telefone. A avaliação é que eles não querem vincular a adesão a acordos fisiológicos, como apoio em troca da escolha de determinado deputado estadual para presidir a Assembléia Legislativa em cidades-chave. Por isso, o governador de São Paulo, José Serra, desmarcou encontro com Chinaglia.
Rebelo já tinha conseguido apoio de alguns caciques importantes do PSDB, como Fernando Henrique Cardoso e o conterrâneo Teotônio Vilela Filho, governador de Alagoas. Mas, para evitar pressões, o líder do partido, Jutahy Magalhães (BA), resolveu, de quarta para quinta-feira, fazer uma consulta só com os deputados, sem consultar a executiva nacional e os governadores tucanos. Ele quer fazer uma avaliação individual com todos os deputados da bancada.
O levantamento preliminar já chegou aos ouvidos de Rebelo e preocupa bastante o grupo que defende a sua candidatura, porque, depois do apoio do PMDB e com o posicionamento do PSDB, deve-se consolidar de forma definitiva a candidatura de Chinaglia. Outros partidos devem tomar posições semelhantes, dando a candidatura do petista como fato consumado. Entre os partidos que devem se posicionar na próxima semana estão o PP, o PR (ex-PL) e o PTB. Com isso, Rebelo ficaria isolado.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.