| 20/09/2002 20h01min
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira, 20 de setembro, ao seu colega nos Estados Unidos, George W. Bush, que a prioridade na crise do Iraque é assegurar, o mais rápido possível, o retorno dos inspetores de armas das Nações Unidas a Bagdá, informou o Kremlin em comunicado.
A conversa por telefone se deu no momento em que Bush se preparava para encontrar os ministros da Defesa e das Relações Exteriores de Moscou na Casa Branca.
– Putin enfatizou que na situação atual é vital concentrar no deslocamento, o mais rápido possível, das missões de inspeção e monitoramento da ONU – diz o texto.
Segundo o comunicado, foi Bush quem ligou para Putin. Os dois líderes concordaram em trabalhar juntos para resolver o assunto sobre o Iraque.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Igor Ivanov, recebeu bem a oferta iraquiana e disse que não era necessária nenhuma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre o assunto. Já os EUA são céticos em relação à oferta de Bagdá de permitir o retorno dos especialistas da ONU, encarregados de checar se o regime de Saddam Hussein tem ou pretende ter armas químicas, nucleares e biológicas. O governo Bush afirma que o Conselho de Segurança da ONU precisa aprovar uma nova resolução – apoiando os inspetores com a ameaça do uso da força, se Saddam obstruir seu trabalho – antes de enviar os especialistas a Bagdá. A Rússia, por sua vez, defende o retorno imediato dos inspetores como saída para a crise.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.