| 25/01/2007 10h25min
A Malásia confiscará e destruirá a partir de hoje todas as aves e produtos avícolas importados ilegalmente no país, após decretar o estado de alerta máximo por causa da alta da gripe aviária registrada em vários países vizinhos. O Ministério da Agricultura e Indústria anunciou ontem o estado de alerta em resposta aos casos registrados desde o início do ano na China, Coréia do Sul, Indonésia, Japão, Tailândia e Vietnã.
As aves procedentes de todos estes países serão confiscadas. O governo vai reforçar o controle nos pontos onde há tráfico ilegal do produto na Malásia.
O país sofreu uma breve seqüência de casos de gripe aviária no início de 2006, mas em junho declarou que o território estava totalmente livre da doença. Um dia antes, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) tinha pedido aos países asiáticos que elevassem o nível de alerta para evitar a propagação da gripe aviária na região, às vésperas das celebrações do Ano Novo Lunar.
As autoridades malaias ainda não encontraram sintomas de uma alta da epidemia no país, mas optaram por tomar "várias medidas de prevenção" para aumentar sua segurança, segundo o ministro da Agricultura e Indústria, Tan Sri Muhyiddin Yassin.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.