| 23/01/2007 11h22min
Um possível novo foco de gripe aviária foi detectado hoje no Japão. O caso ocorreu na província de Miyazaki, onde se encontra a maior parte dos criadouros de frangos do país. Segundo fontes oficiais, 570 aves morreram em uma fazenda da cidade de Hyuga. Análises provisórias indicam que as mortes se devem aparentemente à gripe aviária.
Há apenas um mês a província de Miyazaki já havia registrado um caso do vírus, o que levou à incineração de 12 mil frangos. Se confirmado, o caso anunciado hoje seria o sexto registrado no Japão desde 2004. Não se sabe ainda se as novas infecções ocorreram pelo tipo mais letal do vírus, o H5N1.
Em janeiro de 2006, a variante H5N2 – considerada menos letal – foi registrada na província de Ibaraki. Até agora, não houve nenhum caso de contágio entre humanos no país.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 256 pessoas de 10 países foram contagiadas pelo vírus H5N1 no mundo todo desde o registro do primeiro caso de infecção em humanos em 1997. Sessenta por cento dos infectados morreram.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.