| hmin
Depois de enfatizar as ameaças de uma ação militar contra o Iraque, a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, garantiu que o governo norte-americano estará "totalmente empenhado na reconstrução do Iraque", caso o regime de Saddam Hussein seja derrubado. A informação foi apresentada em uma entrevista ao jornal britânico Financial Times.
Crente da derrubada do governante iraquiano, a conselheira norte-americana rabiscou um cenário pós-Saddam:
– Esperamos que seja um Iraque pelo menos no caminho do desenvolvimento democrático, unificado, mantendo sua integridade territorial, com uma sólida base de governo que dê representação justa aos vários grupos étnicos.
Em Bagdá, o vice-presidente do Iraque, Taha Yassin Ramadan, deixou claro nesse domingo que o Iraque vai rejeitar qualquer nova resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre inspeções de armas.
Na semana passada, o Iraque anunciou que aceitaria a retomada das inspeções de armas sem pré-condições, mas os Estados Unidos viram na proposta uma manobra para ganhar tempo.
Cabe à equipe da ONU comprovar que o Iraque não produz armas químicas, nucleares e biológicas, uma declaração necessária para o fim das sanções ao país. Mas os inspetores deixaram o Iraque em 1998, acusando o governo local de não colaborar. Horas depois, houve um bombardeio norte-americano e britânico, e o governo de Saddam passou quatro anos proibindo a volta dos inspetores, a quem chamou de espiões.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.