| 01/10/2002 15h53min
O porta-voz da Presidência norte-americana, Ari Fleischer, disse nesta terça, 1º de outubro, que o assassinato ou o exílio do presidente iraquiano Saddam Hussein, cometidos pelo próprio povo, seriam bem recebidos pela Casa Branca. De acordo com Fleischer, "a troca de regime é bem-vinda em qualquer forma que tome''.
Ari Fleischer destacou que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ainda não decidiu sobre uma guerra contra o Iraque. A informação foi noticiada quando o porta-voz norte-americano foi questionado sobre o custo estimado pelo Congreso, que aponta para uma soma de US$ 9,013 bilhões de dólares para uma operação bélica contra Saddam:
– Eu só posso dizer que o custo de uma passagem só de ida é substancialmente menor que isso. O custo de uma bala que o povo iraquiano possa disparar... é substancialmente menor que isso. (...) O custo da guerra é mais do que isso. Mas há muitas opções que o presidente espera que o mundo e o povo do Iraque empreguem por conta própria... – declarou Fleischer.
O governo de Bush se vê impedido de matar Saddam Hussein por uma lei nacional que proíbe o assassinato de líderes estrangeiros.
Nesta terça-feira, o Iraque concordou com a retomada das inspeções de armas da Organização das Nações Unidas (ONU). Os inspetores devem desembarcar no país em duas semanas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.