| hmin
O espaço aéreo do Irã não vai ser cedido aos Estado Unidos no caso de uma operação de guerra contra o governo iraquiano de Saddam Hussein. O anúncio da postura iraniana foi publicado na edição desta segunda, 7 de outubro, do jornal britânico The Guardian.
– Queremos ter certeza de que este erro não seja cometido por ninguém. Está claro que nossas forças armadas estão prontas para defender a integridade territoral, o espaço aéreo e nossa terra. A República Islâmica não aceitará atos desta natureza – ameaçou o ministro das Relações Internacionais, Hamid Reza.
Reza afirmou que o Irã não é amigo do Iraque, mas não tomará parte em qualquer operação militar para derrubar Saddam Husseim. Os vizinhos do Iraque temem que a ofensiva americana desestabilize a região, e o Irã teme que George W. Bush estenda os ataque a outros países da região.
Irã e Iraque lutaram por oito anos (1980-88) e até hoje as duas nações se vêm com desconfiança.
– O Irã já sofreu muito com o Iraque. Ao mesmo tempo, não esquecemos a hostilidade americana. Nós não vamos participar de qualquer ataque a muçulmanos ou países da vizinhança. Não aceitamos uso de força em relações internacionais – completou o ministro.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.