| 10/10/2002 12h28min
O Iraque disse na quinta-feira, dia 10, que aviões norte-americanos tinham bombardeado o aeroporto civil de Basra pela terceira vez, tendo por alvo o sistema de radar e o terminal de passageiros do local. Em Tampa (Costa Leste dos EUA), o Comando Central norte-americano confirmou o ataque, mas afirmou que o alvo era um radar de defesa antiaérea nas proximidades de Basra, cerca de 480 quilômetros a sudeste de Bagdá (capital).
O ataque, segundo os EUA, foi uma resposta a disparos feitos contra aviões de patrulha. Um porta-voz do Ministério dos Transportes do Iraque afirmou à agência Iraqi News:
– Os aviões americanos atingiram pela terceira vez o aeroporto civil de Basra, destruindo um sistema de radar e provocando danos aos terminais de passageiros e a prédios.
Segundo o porta-voz, o ataque aconteceu às 11h10 da quinta-feira (5h10 em Brasília). O Pentágono (sede das Forças Armadas dos EUA) disse que aviões norte-americanos e britânicos também atacaram uma bateria de mísseis antiaéreos na mesma zona de exclusão aérea do sul do Iraque. O Comando Central em Tampa declarou que aviões de patrulha viram-se sob o ataque de mísseis terra-ar e sob disparos de metralhadoras.
O comando negou-se a dar maiores detalhes sobre a investida contra Basra. Na quarta-feira, aviões dos EUA e da Grã-Bretanha atacaram uma instalação de mísseis antiaéreos no norte do Iraque em meio à escalada das agressões nas zonas de exclusão aérea impostas ao país árabe no sul e no norte de seu território depois da Guerra do Golfo (1991).
O Iraque declarou na quarta-feira que aqueles aviões tinham atingido alvos civis no norte do país, matando quatro pessoas e ferindo outras dez. A frequência dos ataques contra as defesas aéreas do Iraque aumentaram recentemente em meio às ameaças do presidente dos EUA, George W. Bush, de invadir o país árabe, acusado pelos norte-americanos de desenvolver armas de destruição em massa. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.