| 16/10/2002 21h27min
O clima amistoso do primeiro turno entre os candidatos ao Palácio Santa Catarina definitivamente foi deixado para trás. Na manhã desta quarta-feira, dia 16, durante debate na Rádio Camboriú, em Balneário Camboriú, Esperidião Amin (PPB) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB) voltaram a bater boca e por pouco não chegaram às vias de fato.
Assim como aconteceu no debate na TV Barriga Verde, na segunda-feira à noite, Amin e Luiz Henrique mal começaram a responder as perguntas e logo partiram para o ataque pessoal.
A proximidade entre ambos, talvez a menor ao longo da campanha – uma mesa com menos de 50 centímetros – deixou as equipes de assessoria preocupadas. A razão para o conflito, dessa vez, iniciou quando o governador falou do apoio que o PT deu ao PMDB em 1994.
– Esse filme já vi, deram apoio, mas depois ajudaram no impeachment de Paulo Afonso, foram contra os precatórios e contra as letras – disse Amin.
– Isso é samba de uma nota só. O governador só olha para trás, para o passado; se é assim, vamos falar dos salários atrasados que deixou ao funcionalismo em 1987, do atraso no repasse de 25% às prefeituras, na intervenção do Besc – retrucou Luiz Henrique.
Daí por diante, uma guerra de palavras se sucedeu no ar, com acusações de ambos os lados. Depois dos comerciais, mais calmos, os candidatos retomaram o debate, mas o clima de animosidade e mal-estar permaneceu.
Pela primeira vez, porém, Amin fez referência à administração municipal de Joinville, em que Luiz Henrique foi prefeito.
– Procurei muito pelo novo mirante, teleférico e estação ferroviária em Joinville, prometidos no plano de governo, mas o que encontrei foram muitas valas a céu aberto – disparou Amin.
– Você é o rei da distorção, a gestão ainda não acabou. O meu vice está executando – rebateu Luiz Henrique.
Ao final de duas horas, ambos cumprimentaram-se nervosamente, mais por educação do que por vontade própria, demonstrando a preocupação que os envolve na apertada disputa.
O debate foi transmitido para outras três emissoras no Estado, Rádio Progresso, de Descanso, Rádio São Francisco, de São Francisco do Sul e Rádio Eldorado, de Criciúma.
Até o dia da eleição, os dois candidatos ainda terão quatro confrontos, três pelo rádio e um pela televisão.
No sábado, se encontram na Rádio Peperi, em São Miguel do Oeste, e no domingo na Rádio Difusora, em Joinville – onde haverá um auditório para 300 eleitores – e no dia 24 na Rádio Eldorado, em Criciúma, pela manhã e na RBS TV à noite.
Confira outras informações no especial Eleições 2002
ANA MINOSSO / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.